quarta-feira, 18 de abril de 2012

Qual o papel sustentável de um agente financeiro como a Caixa ?




Olá Amigos,


Atendendo a pedidos de alguns leitores e apoio de alguns que enviaram questionamentos, resolvemos ler o relatório de sustentabilidade da Caixa.

Com certeza uma instituição financeira responsável por ser um dos maiores agentes de crédito do país o credencia a ter seu limite testado.

Muito se fala do setor da indústria e do serviço sob sua responsabilidade na gestão da sustentabilidade, no entanto, acreditamos que o setor financeiro deve ser o setor mais responsável de todos nesta questão, pois é este setor que financia praticamente toda a cadeia e cabe a ela, mais do que as outras zelar por uma gestão mais sustentável das empresas fechando a tornerinha da grana se necessário.

Já sobre a Caixa, ao ler o relatório, parece que estávamos lendo um folder do governo. Sabemos que a Caixa, mais que o Banco do Brasil é um agente financeiro do governo federal, mas o relatório deixa claro que o banco não possui uma administração independente do governo como o Banco do Brasil, parece que estávamos lendo um relatório de algum ministério.

De um modo geral, fica claro a posição da Caixa em ser mais um agente financiador de políticas públicas que um banco, como revela a missão da empresa:

"Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro."

Até aqui tudo bem, mas a esquisofrenia desta instituição financeira está em sua visão que diz:

"A CAIXA será referência mundial como banco público integrado, rentável, socialmente responsável, eficiente, ágil, com permanente capacidade de renovação e consolidará sua posição como o banco da maioria da população brasileira."

Quem lê com atenção, nota claramente que com uma missão desta apresentada, nunca a empresa chegará a sua visão pretendida.

Bem.... filosofias a parte, o relatório apresentado  é muito fraco, tanto em dados, quanto de argumentos.
Não encontramos em todo o material afirmações consistentes e dignas das afirmações contidas neste relatório. Esperamos e muito que esta Caixa não seja preta e que as respostas venham.
Assim, para vocês compreenderem melhor o que estamos falando, segue  abaixo os nossos questionamentos:

Prezados Profissionais da Caixa.

Sou Roberto Leite, editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade". Canal que busca discutir as ações de sustentabilidade das organizações.
Atendendo a pedido dos nossos leitores, resolver ler o material de vocês e ficamos com uma série de dúvidas.
Assim, encaminhamos nossos questionamentos e gostaríamos e muito que fossem respondidas, mas caso não seja possível, gostaríamos de receber oficialmente uma negativa.

Atenciosamente,

Roberto Leite.

1- Hoje a caixa é o maoir agente indutor de financiamento no mercado imobiliário, ou seja, é graças a Caixa, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, que várias moradias estão sendo construídas no Brasil. Assim, tendo como base este cenário, perguntamos como esta instituição que praticamente financia este mercado garante que seus tomadores de crédito promovam ações dignas para os trabalhadores da construção civil ? Perguntamos isto pois um dos valores da empresa é a "valorização do ser humano", mas uma das maiores tomadoras de crédito da Caixa que é a MRV pratica a mão de obra escrava (http://www.infomoney.com.br/mrvengenharia/noticia/2263715-mrv+pode+pagar+multa+por+trabalho+escravo+interior+sao+paulo). Como a Caixa trata esta questão ?

2- Vocês tem certeza que a Caixa está presente em todos as cidades brasileiras ? Esta informação procede ? Eu posso pedir um seguro desemprego ou financiamento de imóvel em qualquer lugar do Brasil ???

3- Por que o turnover na caixa dobrou de 2009 para 2010 ?

4- Vocês afirmam que "Abertura ao diálogo, respeito ao indivíduo e acolhimento da diversidade são características essenciais da organização – as quais traduzem o empenho permanente em favor da valorização, da qualificação e do bem-estar das pessoas que fazem a CAIXA.", mas não apresentam nenhum dado de pesquisa ou volume de manifestações tratadas que comprove esta afirmação. Vocês poderiam apresentar esses dados ?

5- Por que o número de mulheres em cargo de chefia caiu de 2009 para 2010, visto que a empresa afirma que pratica a equidade de genero ?
6- Parabéns por disponibilizar o salário dos executivos. Para um banco público este ponto de transparência é importante
7- Vocês citam que os treinamentos trazem uma melhoria no clima organizacional, mas não apresentam os dados da pesquisa. Vocês poderiam disponibilizar essas informações dos últimos 3 anos para comprovação das afirmações ?
8- Existem dados que comprovem uma melhoria na vida dos empregados por meio das ações de qualidade de vida desenvolvida pelos bancos ?
9- Por que o absenteísmo, os acidentes de trabalho e o número de dias perdidos em virtude desses acidentes subiram tanto de 2009 para 2010 ?
10- Vocês afirmam que "A empresa busca manter diálogo permanente com esses diferentes públicos, estabelecendo conexões com vistas à promoção dos valores da cidadania e do desenvolvimento
sustentável." Vocês poderiam explicar melhor como isto é feito ??? Não ficou claro no relatório, seria possível apresentar dados e resultados que comprovem esta afirmação ?

11- A empresa busca manter diálogo permanente com esses diferentes públicos, estabelecendo conexões com vistas à promoção dos valores da cidadania e do desenvolvimento sustentável.

12- Vocês afirmam que no atendimento ao cliente que a caixa promove "excelência na oferta de produtos inovadores". Que produtos são esses ? voces poderiam explicar ?

13- Vocês falam muito de clientes, mas não apresentam indicadores sobre a qualidade do atendimento e manifestações de ouvidoria por exemplo. Vocês poderiam apresentar esses dados para comprovar as afirmações ?
14- Vocês afirmam que exigem dos fornecedores uma postura socialmente correta, mas isto fica só no ambito legal ou a empresa exige mais ? Como é feita a verificação se os fornecedor não está nfringindo o acordo ? Vocês poderiam ser mais claros ?

15- Para um banco do porte e capilaridade nacional oferecer 1 milhão de reais/ano para 72 projetos sociais de comunidade não é muito pouco ? Vocês acreditam que este valor pífio pode mudar a vida das comunidades de alguma forma ?
16- Vocês falam muito do Jovem Aprendiz, que com certeza é um projeto válido, mas isto nada mais é que uma obrigação legal. O que vocês fazem para os jovem além do que a lei manda ?
17- Os patrocínios culturais e esportivos são feitos somente por incentivo fiscal ? Se sim, porque vocês afirmam que isto é um investimento feito pela caixa ?
18- Por que um banco com a capilaridade que possui, centraliza suas ações culturais apenas nas capitais do país ?
19- Vocês poderiam deixar mais claro com apresentação de dados e demais estudos como a Caixa " dissemina boas práticas socioambientais entre os grupos com os quais se relaciona" como foi afirmado no relatório ?

20- A Caixa possui um plano estruturado para melhorar o desempenho ambiental e energético de todas as agências do banco e não só em programas piloto ? Se sim, quando isto está previsto ?
21- Por que as emissões indiretas do banco voltaram a subir de 2009 para 2010 ?

22- Parabéns pelas linhas de crédito socioambientais. òtima iniciativa.
23- Notamos que os Stakeholders solicitam programas sobre educação financeira, no entanto, não ficou claro no relatório que a Caixa trabalhe com este tipo de ação tão importante. A Caixa desenvolve ações concretas sob esta temática, visto que este banco é um dos maiores indutores de crédito no Brasil e praticamente gere os principais benefícios sociais da nação ?
24- Vocês não acreditam que para um relatório de sustentabilidade, uma limitação de escopo apenas quantititva por parte da auditoria, conforme relatada abaixo, praticamente não avalia de maneira clara e conscistente o modelo de gestão sustentável da empresa ? Onde estão as percepções qualitativas dentro deste processo ? Esta auditoria não está falha ?
"Escopo e Limitações
Nosso trabalho teve como objetivo verificar se os dados incluídos no Relatório de Sustentabilidade 2010 da Caixa Econômica Federal - CAIXA, no que tange à obtenção de informações qualitativas,
à medição e aos cálculos de informações quantitativas, se apresentam em conformidade com os critérios e as diretrizes para relatórios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRIG3).
As opiniões, informações históricas e informações descritivas e sujeitas a avaliações subjetivas não estão no escopo dos trabalhos desenvolvidos."
25- Na pagina 32 do relatório, a empresadestaca suas ações para tratar a diversidade e igualdade de oportunidades entre os funcionários.No quadro com título “diversidade na CAIXA” evidencia a inexistência de pessoas negras e deficientes ocupando cargos de diretoria. Por que?


26- Na página 60 do relatório, a empresadestaca suas ações de responsabilidade ambiental e afirma que desde 2008, a CAIXA realiza o inventário de suas emissões de gases de efeito estufa referentes às atividades de consumo de energia; viagens aéreas, de táxis, em carros locados; e consumo de copos descartáveis, de papel e de água. No entanto a tabela constante na mesma página apresenta aumento em comparativo com o último ano. Por que?

27- Na página 73 do relatório, a empresa apresenta seus indicadores no relatório IBASE. No item “ número total de reclamações dos consumidores” o subitem PROCON apresentou aumento no número de reclamações em comparativo com o ano anterior. Entretanto, no item seguinte com título “ % de reclamações e críticas solucionadas” não consta o resultado para demandas originas pelo PROCON. Por que?

28- Na página 59 do relatório a empresa diz queestá engajada no combate ao uso de madeira ilegal e ao desmatamento irregular das florestas nativas brasileiras. Relata que através da emissão de uma declaração constando origem e volume, cumpre esse papel. Qual garantia esse procedimento possui contra fraudes?


3 comentários:

  1. vcs são loucos???????? so podem ter comido coco, como podem criticar a caixa desse jeito?

    ResponderExcluir
  2. Prezada Luciana.

    Primeiramente obrigado por ler o nosso blog.

    Com certeza problema de sanidade nós não temos, pois os argumentos apresentados estão com base nos relatos da própria empresa e simplesmente aguardamos as respostas.

    Já sobre os meus gostos gastronômicos, informo que gosto sim de coco, principalmente na cocada e no manjar, mas não comi esta referida fruta para ler o relatório.

    Grato pela sua atenção e carinho com o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o relatorio e a sua resposta!se as pessoas se interessassem em entender o que ocorre no nosso país e na sua politica,muita coisa poderia ser evitada!e quando estamos corretos e entendidos do assunto,nada mais justo do que irmos atras das respostas que procuramos e fazer criticas também.espero que eles tenham respondido.parabéns.

      Excluir