quarta-feira, 4 de abril de 2012

International Paper. Possuía muitos dados interessantes que não foram reportados adequadamente.

Olá amigos.
Esta semana publicamos as respostas encaminhadas pela International Paper (IP).
Primeiramente agradecemos a atenção da empresa em nos responder por meio de um atendimento direto e franco.
Sobre as respostas, notamos que a IP ainda está num estagio embrionário sobre a gestão da sustentabilidade se comparamos com seus concorrentes no mercado de celulose.
Ao ler as respostas, notamos o volume de dados que poderiam ser reportados no relatório, mas que só foram obtidos quando questionamos.
Não sabemos se foi falta de experiência em reportar informações em relatórios de sustentabilidade por parte da empresa ou propositalmente uma forma de gestão mais opaca que transparente.
Mesmo assim ficamos satisfeitos com as respostas e o intesse da empresa em defender seus posicionamentos, podemos até não concordar, mas é no ambiente controverso que todo mundo cresce.
Esperamos um relatório melhor no próximo ano, com a participação mais próxima da sociedade, mais detalhes e dados nas informações, menos frases chavões e de efeito e mais investimentos no campo social, pois os valor apresentado em 2010 foram muito baixos se comparado a seu histórico.

Segue as respostas da empresa.

Boa leitura a todos.

1-           Por que o relatório de vocês não apresentou uma verificação externa?
Por ter sido o nosso primeiro relatório de sustentabilidade modelo GRI, a empresa optou por não realizar a verificação externa, pois necessita estruturar o processo de construção do documento no formato solicitado pela GRI.
No índice do relatório, página 106 foi informado o motivo pelo qual, neste primeiro relatório modelo GRI, o item 3.13 não foi atendido.
2- Por que os temas significativos para construção do relatório foram feitas somente com 40 interlocutores de dentro da empresa? Vocês não acreditam que esta forma de trabalho apresenta uma visão parcial de um processo de gestão da sustentabilidade? Vocês afirmam que as consultas diretas serão feitas no futuro, mas o futuro é quando?
Por se tratar do primeiro relatório de sustentabilidade modelo GRI, a empresa optou por não fazer à consulta direta as partes interessadas. O processo de construção do relatório gerou autoconhecimento para toda a organização e a empresa concluiu que necessita se estruturar melhor para que esta etapa ocorra de acordo com o protocolo da GRI.
A GRI permite um avanço gradativo em relação à consulta as partes interessadas, pois entende a complexidade do tema para as organizações. Já no segundo relatório da empresa (2011), será publicado o resultado da primeira consulta direta on line realizada com os vários públicos de interesse  - desde clientes, governo, associações, ONGs, sindicatos, até universidades, imprensa e os próprios profissionais.
Mais de 1.400 pessoas foram convidadas a participar da consulta para o Relatório de Sustentabilidade de 2011 e a selecionar, entre 34 temas da GRI, aqueles considerados mais relevantes para constarem na publicação. Foram registradas 204 respostas ao questionário online, o que possibilitou à empresa identificar os grupos de indicadores a serem priorizados no relatório.
Também no próximo relatório divulgaremos o  novo modelo de engajamento integrado que será adotado pela empresa.
3- Vocês afirmam que promovem constantemente ações de engajamento com as partes interessadas e ao mesmo tempo afirmam que não possui um processo unificado para mapear e priorizar as iniciativas de engajamento. Isto não soa contraditório? Como vocês afirmam que desenvolvem ações e depois revelam que não possuem gestão sobre isto? Como isto pode realmente ser efetivo?
A empresa desenvolve diversas ações de engajamento conduzidas por diferentes áreas da organização e faz, sim, gestão efetiva sobre elas. Entretanto, essas ações são realizadas de forma não integrada, pelas áreas respectivas, e a empresa acredita que uma gestão integrada atenderia melhor e de forma mais eficaz às expectativas das diferentes partes interessadas.
4- No relacionamento com as comunidades, vocês afirmam que desenvolvem ações diárias e anuais, mas o que é diário e o que é anual neste relacionamento?
Na planilha apresentada na página oito e nove do relatório, evidenciamos as diferentes regularidades de cada ação mencionada. As ações de engajamento da área de responsabilidade social corporativa & sustentabilidade, por exemplo, possuem desde regularidade diária (tal como o Projeto Formare) até regularidade anual (Projeto Cidade do Livro). A empresa recebe também visitas mensais da comunidade local nas unidades fabris. Outros exemplos que podemos citar são as ações com Governo e associações empresariais, nas quais a empresa participa mensalmente de fóruns e comitês.
5- A fala do presidente no seu primeiro parágrafo diz que a relação com o meio ambiente e com a sociedade está na essência de atuação da empresa, no entanto, não encontramos dados concretos que efetivamente comprovem esta essência. vocês poderiam provar esta afirmação ? Pergunto isto pois ao confrontar esta afirmação com o resumo de objetivos e metas de 2011, os aspectos sociais e ambientais não estão claramente apresentados. COmo o presidente afirma algo que não está presente diretamente nas metas da empresa. Isto não revela um discurso vazio?
A International Paper é uma empresa centenária e global, que se orgulha em manter altos padrões de gestão em todas as regiões em que faz negócios. Entendemos que os aspectos sociais (pessoas) e ambientais englobam variáveis mais amplas, que incluem o relacionamento com todos os nossos públicos de interesse internos e externos. Questões como: ética nos negócios, qualidade no ambiente de trabalho, desenvolvimento de nossos profissionais, ações sociais nas comunidades e certificações ambientais, dentre outros, são parte integrante deste mosaico.
Alguns exemplos da concretude desta atuação podem ser constatados como segue: a IP tem sido considerada por seis anos consecutivos como uma das empresas mais éticas do mundo, e a mais ética em seu setor, pelo Instituto Ethisphere; a empresa é a primeira na América Latina a obter a certificação EcoLabel – Flower, que confirma a sustentabilidade de suas práticas e de seus produtos; possui certificações ambientais diversas, incluindo FSC e CERFLOR, para sua cadeia de custódia, ISOs; e tem sido considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e também para se iniciar carreira pelas revistas Exame e Você S.A.
No que se refere às metas da companhia, trabalhamos com as várias frentes de desenvolvimento sustentável, indo além do aspecto econômico (claramente exposto em algumas das metas da companhia para 2011) e trabalhando com ações nas frentes ‘meio ambiente’ e ‘pessoas’.
Podemos observar esses aspectos nas quatro seguintes metas gerais da companhia em 2011 (página 13):
7) Trabalhar o engajamento interno e, como consequência, ser considerada uma das "Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil".
8) Aumentar a participação dos profissionais e melhorar a qualidade do Plano de Desenvolvimento e Performance (Road Map Process).
9) Finalizar e publicar o 1º Relatório GRI (Global Report Initiative) da IP Brasil.
Observação: O próprio relatório é uma mostra de que a companhia vem trabalhando em um processo de melhoria contínua que inclui não só a busca pela excelência operacional, mas também o aprimoramento do relacionamento com a comunidade e em suas ações ambientais.
10) Manter excelentes índices de saúde e segurança do trabalho.
Além disso, é necessário mencionar que em complementação e alinhada às metas gerais Companhia, as áreas específicas (incluindo fábricas e áreas corporativas) definem suas próprias metas e desafios, que estão vinculadas à estratégia da companhia no curto, médio e longo prazos, sendo os seus executivos e profissionais são avaliados e têm parte de sua remuneração atrelada ao desempenho no cumprimento de tais metas. Metas vinculadas ao meio ambiente e relação com a sociedade estão obrigatoriamente presentes nas metas das fábricas, diretorias Industrial, Assuntos Corporativos, Florestal, RH, dentre outras.  
6- Por que a empresa possui só uma fábrica com certificação ISO 14000? A empresa não possui uma gestão ambiental integrada ao ponto de aplicar esta certificação em todas as plantas?
No momento de publicação do relatório, a fábrica de MG estava em fase de implantação da ISO 14001 que ocorreu em novembro de 2011. A unidade de Luiz Antônio e a unidade Florestal também são certificadas ISO 14001.
A fabrica de papel em Três Lagoas está localizada em um site integrado com uma empresa de celulose que é responsável pelo gerenciamento ambiental da planta e é certificada ISO 14001.
7- Vocês afirmam que a razão de vocês existirem é para "melhorar a vida das pessoas". Vocês poderiam deixar mais claro como uma indústria de celulose pode efetivamente melhorar a vida das pessoas tendo como varíável os impactos sociais e ambientais deste tipo de indústria? O saldo é positivo ao ponto de melhorar a vida das pessoas?
Podemos explicar essa afirmação destacando duas frentes, que seguem abaixo.
Impactos sociais:
- Geramos renda e emprego para centenas de pessoas, direta e indiretamente, contribuindo para a economia local. Além disso, quando se trata de aquisições de bens ou serviços de pequeno porte, a empresa opta por fornecedores próximos aos lugares em que opera. Como o próprio relatório traz, mais de 70% dos bens e serviços usados pela empresa são adquiridos nos próprios estados em que são realizadas as operações da IP no Brasil. Isto sem contar os impostos recolhidos nas cidades onde suas fábricas estão localizadas.
- Nosso produto, o papel não revestido para imprimir e escrever – está diretamente relacionado com o dia a dia das pessoas, desde ao nascimento, com a certidão de nascimento, até no trabalho diário. Além disso, o papel é o produto mais utilizado no processo de educação das pessoas, por meio da produção de livros, cadernos e materiais de apoio. Não se imagina como o mundo poderia ter chegado ao estágio evolutivo em que se encontra, sem a existência do papel.
Impactos ambientais:
- Com a adoção das práticas de manejo florestal sustentável a empresa consegue produzir não somente a madeira de sua floresta, mas também outros produtos florestais, tal como o mel, produzido por meio de parcerias com cooperativas locais contribuindo para o desenvolvimento regional.
- Para cada três hectares de eucalipto a empresa preserva um hectare de mata nativa. Estas paisagens florestais, que harmonizam florestas produtivas e de conservação, produzem serviços ambientais, como conservação do solo, da água e da biodiversidade.
- A empresa fomenta padrões de responsabilidade social na cadeia por meio da criação e adoção de políticas e auditorias para aquisição de madeira que não permite, por exemplo, a compra de madeira de fontes controversas, como por exemplo aquelas provenientes de plantios realizados em áreas de preservação permanente.
8- Vocês afirmam na página 23 que a IP que por mais de 110 anos a empresa desenvolve seu negócio de forma sustentável. Fiquei realmente interessado nesta afirmação. Vocês poderiam me dizer como a empresa trabalhava de forma sustentável no início do século XX? Como era o manejo de árvores e o descarte de despejos industriais no início do século XX pela empresa? Como os empregados da IP eram tratados no início do século XX ? Como as comunidades eram ouvidas pela IP no início do século XX. Realmente uma gestão sustentável no início do Século XX entre a primeira e segunda guerra mundial é um avanço histórico. Vocês poderiam apresentar dados que comprove esta afirmação ?
Assim como o próprio conceito de sustentabilidade prega (de sempre buscar o desenvolvimento contínuo), a International Paper, ao longo dos anos, vem aprimorando seus processos de produção e também seu relacionamento com as diferentes partes interessadas. Não podemos comparar um processo aplicado no início do século XX com os parâmetros aplicados nos dias atuais. Por esta razão, agradecemos o questionamento e avaliaremos a melhor contextualização desta afirmação nas  publicações futuras.
9- Vocês afirmam que o interessante das florestas plantadas é que elas melhoram a qualidade do ar por meio da captura de CO2. Mas isto não acontece com qualquer floresta ? Isto não seria tão redundante quanto dizer que o seu óleo de soja não tem colesterol ? Qual o real diferencial ambiental de uma floresta plantada frente uma natural ?
Sobre a melhoria da qualidade do ar
As florestas, sejam elas naturais ou plantadas, proporcionam melhoria da qualidade do ar pela absorção do CO2 e liberação de oxigênio no processo fotossintético. Por produzirem uma significativa produção de biomassa por unidade de área, as florestas plantadas contribuem para a formação de estoques naturais de carbono, sendo uma das melhores alternativas de uso da terra para aliviar o problema do aquecimento global. Outra forma de contribuição das florestas plantadas para a redução dos níveis de poluição seria pela retenção de material particulado em sua parte aérea (deposição de poeira), assim como também ocorre com as florestas naturais.
Sobre a diferença ambiental da floresta natural e plantada
As florestas plantadas não substituem, em hipótese alguma, os valores e os serviços propiciados pelas florestas naturais. No entanto, a adoção de práticas de manejo florestal sustentável em empreendimentos florestais pressupõe que o escopo do manejo recaia sobre a paisagem florestal, a qual então seria constituída de um mosaico entre florestas plantadas e florestas naturais permitindo que uma determinada área produza não somente como produto florestal a madeira, mas possibilite a extração de produtos florestais não madeireiros, a exemplo do mel, bem como ofereça uma gama de serviços ambientais inerentes a conservação do solo, da água e da biodiversidade.
10- Vocês afirmam que cultivam eucaliptos em terras anteriormente degradadas, mas pela experiência de vocês o que levou essas terras a ficarem degradadas?
A empresa cultiva eucaliptos em áreas anteriormente ocupadas pela agricultura e pecuária e que não estavam necessariamente degradadas. O termo “terras anteriormente degradadas ”não foi corretamente empregado e será substituído nas futuras publicações.
11- Vocês poderiam defender melhor a tese de que plantar florestas deveria ser um mecanismo de desenvolvimento limpo? Isto a primeira vista soa como uma insanidade ou manobra corporativa para se obter algum incentivo econômico frente a um processo natural. Vocês podem provar como uma floresta é um mecanismo de desenvolvimento limpo ????? Uma árvore não é algo natural? O que o homem pode influenciar neste processo?
A ONU já considera as florestas plantadas dentro das metodologias de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Existem dez metodologias de projetos de grande escala aprovadas pela ONU para projetos de florestamento e reflorestamento no âmbito do MDL.  Entre elas destaca-se a AR-AM0005 que trata do plantio de florestas para uso industrial e/ou comercial. Até o momento, as perspectivas reais para o desenvolvimento de projetos de MDL florestal são limitadas em face da rigidez das regras estabelecidas e à insegurança do mercado quanto à opção por esse tipo de projeto.
12- Vocês citam na página 26 os impactos sociais positivos da indústria de celulose, mas não apresentam os impactos sociais negativos. Vocês poderiam apresentar esses dados de modo que possamos avaliar o saldo e ver se a atividade realmente é positiva para a sociedade?
Os impactos sociais negativos estão evidenciados por todo o relatório, tal como os indicadores relacionados às emissões gasosas, consumo de água e geração de efluentes líquidos entre outros.
Páginas: 64, 65, 66, 67, 68, 69,70, 71 e 72.
13- Vocês afirmam que o Instituto International Paper "mobiliza e engaja a comunidade (...) a realizar programas com o objetivo de fortalecer a consciência socioambiental de crianças e jovens e fomentar o desenvolvimento sustentável da comunidade". Vocês poderiam provar esta afirmação? O que é engajamento para IP e como isto se revela na prática? QUais os resultados dessas ações  ?
No total, o Instituto International Paper (IIP) possui projetos que beneficiam por ano diretamente cerca de 26 mil pessoas. O Instituto está em operação há quatro anos, porém, alguns projetos de responsabilidade socioambiental da IP possuem mais de 36 anos de existência, como o Projeto EducAção Socioambiental, que acontece na região de Mogi Guaçu. Cada projeto passa por avaliação para que receba o investimento da companhia, sendo adotadas métricas para o desenvolvimento de cada ação. Os resultados das ações vão desde a redução do consumo de água até a obtenção do primeiro emprego para jovens em vulnerabilidade social.
Seguem alguns exemplos dos resultados obtidos:
·                     A Escola Formare, projeto que acontece desde 2010, sendo que iniciará sua terceira turma em Mogi Guaçu e está em sua primeira turma em Luiz Antonio, cidades as quais a IP possui fábricas. Este ano, formou 40 alunos que receberam certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e emitido pela Universidade Federal de Ensino Tecnológico do Paraná.  O projeto oferece cursos de educação profissional ou ensino profissionalizante para estudantes de famílias de baixa renda. O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho, apresentando uma oportunidade de crescimento profissional que colabore na busca do primeiro emprego. Somente da primeira turma, formada em 2011, 70% dos estudantes foram contratos por empresas da região e pela International Paper.
·                     O Programa de Educação Ambiental (PEA) é realizado há 19 anos em parceria com as Secretarias de Educação e Diretorias de Ensino. O programa atende,aproximadamente 6 mil crianças e jovens por ano nas regiões em que a empresa atua. Em 2011, foi realizado com alunos das 3ª e 4ª séries do ensino fundamental e 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de 28 municípios das regiões de Mogi Guaçu e Luiz Antonio.
·                     Patrocinado pela IP, o projeto “Os Guardiões da Biosfera”, iniciado em 2005, é uma série de filmes de animação desenvolvidos especialmente para crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental com o objetivo de levar conhecimento sobre as características da fauna e flora brasileira, sensibilizando educadores e alunos sobre a importância da conservação ambiental e do respeito à natureza.  Em 2011, os Guardiões da Biosfera participaram da Mostra “Sua Mata, Sua Casa”, exposição criada pela Fundação SOS Mata Atlântica em comemoração a seus 25 anos. 
·                     Projeto EducAção Socioambiental, que une ações educacionais e socioambientais por meio do Concurso de Redação, do Concurso Literário e a Conservação Ambiental, no qual as escolas levam seus alunos para realizar o plantio de 3 mil mudas nativas em dois locais das cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi.
·                     O projeto “Os Guardiões das Águas”, com foco na educação para o consumo consciente de água, é destinado a estudantes e gestoras do lar do município. Em 2011, o programa obteve 1009 participantes, sendo 45 educadores e 964 alunos. Por meio desta ação, 1000 mudas nativas foram plantas e cerca de 625 mil litros de água foram economizados.
·                     O projeto “Coleta Seletiva Solidária” tem como meta a geração de renda, qualidade de vida e conservação ambiental, por meio da destinação correta dos resíduos sólidos. Com trabalhos desenvolvidos, 26 catadores de materiais recicláveis foram capacitados.
·                     O projeto “Guardiões do Verde” tem três anos de atividade e  visa dar oportunidade para adolescentes em vulnerabilidade social, para a sua inserção no mercado de trabalho ou geração de sua própria renda por meio da capacitação para atividade de viveirista. Em 2011 foram capacitados 77 jovens e a produção de mudas ultrapassou 69 mil unidades.
·                     O mais novo projeto da região é o “Apicultura Solidária”, que teve início em 2011 e visa o uso múltiplo das florestas de Eucalipto, priorizando o desenvolvimento socioambiental nas áreas de atuação da IP, além de geração de renda para apicultores locais. Por meio dele, associação de apicultores utiliza as florestas plantadas para produção de mel. No primeiro ano do projeto, mais de 1.2 tonelada de mel foi produzido.
·                     Na região de Três Lagoas realizamos o projeto Cidade do Livro Itinerante. O projeto consiste num conjunto de atividades educativas que possibilitam a interação dos participantes com o universo dos livros e visa incentivar o prazer pela leitura, auxiliando no desenvolvimento da competência leitora e conscientizando quanto à importância do livro nas diversas práticas sociais de leitura. Ao final da ação, 6.132 crianças foram impactadas.
·                     Na região também é realizado o “Projeto Nascente”, Em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município, o projeto busca desenvolver a conscientização ambiental e a importância da conservação dos mananciais e suas nascentes, trabalhando com um público de 435 beneficiados entre alunos, educadores e familiares. Como resultado, o projeto conseguiu recuperar 3620m² de mata ciliar do Córrego Oriundiuva e do Córrego Vertente.
14- Qual o grau de liberdade que os empregados possuem para participar do café com o presidente da empresa? Existe uma moderação prévia das perguntas? Existe algum instrumento de edição ou censura na relação do presidente com o empregado, ou todos são livres para perguntar e discutir questões de qualquer natureza com a liderança?
A lista de participantes do Bate-Papo é definida de duas formas:
1º - Os profissionais de todas as unidades da IP que enviaram suas perguntas para o Bate-Papo com o Presidente (programa de TV da IP), entram automaticamente na lista de convidados dos cafés com o presidente (PRES Café).
2º - Além disso, quando a lista não é suficiente, a área de Comunicação Interna solicita indicações para os gerentes. Eles por sua vez, convidam os profissionais que possuem uma boa performance na empresa.
Não existe nenhuma moderação prévia das perguntas. Os profissionais são livres para elaborarem seus questionamentos. Além disso, são estimulados para que o façam.
Também não existem instrumentos de edição ou censura. Qualquer profissional, de qualquer área, de qualquer nível hierárquico pode (e deve) discutir os mais variados assuntos com os seus gestores.
15- Houve alguma reestruturação na empresa entre 2009 e 2010 para o número de lideranças cair tanto entre esses anos?
De acordo com o gráfico na página 35, houve um aumento absoluto no número de lideres entre 2009 (127 pessoas) e 2010 (129 pessoas). Também observamos um aumento proporcional entre o número de profissionais em posição de liderança e o número total de profissionais.
16- Por que a taxa de rotatividade é tão alta na cidade de São Paulo? A empresa não apresenta condições competitivas para reter talentos e locais de alta oferta de emprego como SP?
O Brasil vive um momento de ‘guerra por talentos’ e São Paulo, conforme colocado no questionamento, é um dos mercados mais competitivos, com inúmeras opções de carreira para os profissionais. Por essa razão, a rotatividade na International Paper tende a ser um pouco maior. Para reter nossos talentos, temos trabalhado em várias frentes de benefícios, como acompanhamento de carreira pelo que chamamos de Plano de Desenvolvimento de Performance, recrutamentos internos, além de uma política de bônus e premiações de acordo com o desempenho dos profissionais - incluindo aqui o Programa de Participação de Resultados (PPR).
Gostaríamos de reforçar que a International Paper no Brasil  possui uma das menores taxas de rotatividade do setor de papel e celulose e do mercado em geral. Nossa taxa média de rotatividade em 2010 foi de 8,29% (todas as unidades), sendo que a taxa média do setor é de 13% (de acordo com dados de mercado e de acordo com pesquisa “As 150 melhores empresas para se trabalhar), das revistas Exame e Você SA.
 17- Por que a proporção do menor salário pago pela empresa e o salário mínimo está caindo tanto de 2008 para 2010? Existe uma política de arrocho salarial por parte da empresa?
Nos últimos anos, tanto o governo Federal quanto o Estadual, implantaram políticas específicas de correção do Salário Mínimo Nacional e Salário Mínimo Estadual, de forma a buscar a recomposição do poder aquisitivo dos trabalhadores abrangidos por esse indexador, aplicando uma fórmula de reajustes bem acima da inflação apurada. 
Quanto às correções salariais aplicadas nos acordos coletivos da empresa, a empresa tem acompanhado as tendências do mercado do setor papeleiro e também dos demais setores produtivos, aplicando reajustes salariais acima da inflação e garantindo aumentos reais de salário.
Além das correções previstas em acordo coletivo, a empresa também possui políticas específicas de reconhecimento, recompensando seus profissionais por desempenho individual (mérito, promoções etc.) e coletivamente, nos Programas de Participação de Resultados.
A empresa também tem investido em benefícios, implantando novidades, atualizando os benefícios já oferecidos, mantendo a competitividade, garantindo a satisfação de seus profissionais, visando o desenvolvimento e retenção desses profissionais.   
18- Por que a média de horas de treinamento da empresa estão caindo tanto deste 2008? Qual a razão desta falta de investimento em capacitação dos empregados ?
Em 2008, tivemos a incorporação de uma nova unidade industrial (unidade de Três Lagoas / MS) que reflete uma necessidade maior de treinamentos, não sendo possível neste contexto um parâmetro de comparação em relação aos anos posteriores.
De 2009 para 2010, passamos por um processo de reestruturação nos programas de capacitação e desenvolvimento e houve uma diminuição nas horas de treinamento realizadas. Este fato não traduz uma postura da empresa em falta de investimento nos profissionais, pelo contrário, a reestruturação visa a melhoria da qualidade dos treinamentos e maior eficiência e eficácia das ações desenvolvidas para os diferentes públicos.
19- Por que a taxa de lesões com afastamento subiram tanto de 2009 para 2010 na área de divisão florestal? Por que este retrocesso nos indicadores?
Nossos indicadores de número de acidentes de 2009 para 2010 para a IP Brasil caíram em todas as nossas unidades fabris e somente na área florestal tiveram acréscimo, o qual foi novamente retornado para melhores patamares em 2011. Aproximadamente 70% dos acidentes possuem como base o comportamento inseguro, e em 2010 novos profissionais foram contratados para a Unidade Florestal, o que afetou o aculturamento à filosofia de “segurança como um valor”, difundida pela International Paper. Isso contribuiu para o aumento nos índices de acidentes.
20- Qual a razão da taxa de absenteísmo subir tanto de 2008 para 2010? Isto não pode ser indício de desmotivação dos empregados para com a empresa?
Conceitualmente, o absenteísmo é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os profissionais não vão ao trabalho o que inclui, por exemplo, afastamento por motivo de saúde e licença maternidade. A empresa acredita que aumento de 2,35% no número de absenteísmo não corresponde a uma desmotivação dos profissionais, já que a empresa possui ferramentas e pesquisas para medir a satisfação dos profissionais e promover ações de melhoria contínua.
21- Vocês possuem pesquisa de clima organizacional? Quais foram os resultados dos últimos 3 anos ?
A International Paper aplica bienalmente a pesquisa de Engajamento. A metodologia usada é a Q12 – pesquisa realizada pelo Instituto Gallup – e o resultado de 2010 da IP Brasil foi de 3,88 em uma escala de 1-5. Isso nos posiciona na média em comparação a todas as empresas utilizam a metodologia (equivalente 50% das empresas aproximadamente).
A partir de uma profunda análise sobre os resultados, a IP desenvolve e aplica diversas ações para  trabalhar os pontos destacados como necessidade de melhoria e para manter os pontos positivos do engajamento.
22- Qual foi a razão do aumento constante de uso de materiais não renováveis por parte da empresa de 2008 para 2010?
O número absoluto do uso de materiais não renováveis aumentou devido à aquisição de uma nova fábrica. Entretanto, o consumo específico, por tonelada de papel produzido, manteve-se constante (gráfico exibido na página 61 do relatório).
23 e 24 - Vocês poderiam explicar por que uma empresa do porte da IP ainda não possui objetivo de desempenho ou políticas específicas relativas às mudanças climáticas?  Devido ao impacto ambiental da empresa isto já não deveria ter sido feito?  
Em 2011, a International Paper Company anunciou as metas globais de meio ambiente, comprometendo-se publicamente a reduzir o consumo de energia em 15% e as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em 20% até o ano de 2020. Para conquistar essas reduções, as operações da IP em todo o mundo estão desafiadas a encontrar melhorias de eficiência na produção, novas tecnologias e soluções inovadoras. Neste contexto, a International Paper do Brasil anunciou, em março de 2011, a construção da nova caldeira de biomassa, no valor de aproximadamente US$ 90 milhões, que é um dos mais importantes investimentos anunciados pela empresa. Com a nova caldeira, o sistema integrado de manufatura da IP no Brasil, composto por três fábricas, alcançará mais de 90% de energia renovável.
25- Por que vocês não disponibilizaram os dados de emissões de NOx da planta de Luiz Antônio no ano de 2010 ? Qual a razão disto?
O dado de 2010 foi informado. O dado não informado no gráfico “Emissões atmosféricas significativas (ton)” página 68, se refere ao ano de 2008. A unidade fabril não tinha implantado um programa de medição. O programa foi implantado em 2009.
26- O auto de infração que vocês receberam da CETESB na cidade de Mogi Guaçu relativo a contaminação de águas subterrâneas ocasionou algum problema de saúde na comunidade que por ventura consumiram esta água ?
Não, não ocasionou. O local está inserido em uma área restrita à empresa, não ocorrendo consumo por seus profissionais nem pela comunidade. Não há risco.
Ademais, as ações de remediação estão sendo realizadas conforme plano aprovado e acompanhado pela CETESB.
27- Caso o código florestal seja aprovado no congresso nacional conforme a proposta apresentada no Senado Federal, qual será os impactos desta legislação no negócio da empresa? Se os impactos são negativos, a empresa desenvolve algum trabalho de lobby no congresso nacional para reverter esta situação?
Considerando a situação atual de discussão e aprovação da nova legislação não foram identificados impactos desta legislação no negócio da empresa.  A empresa, junto com a associação que representa o setor de papel e celulose (Bracelpa), é  uma das signatárias do ‘Diálogo Florestal”, iniciativa que reúne empresas do setor florestal e organizações socioambientais na busca de um consenso sobre o tema. A posição do segmento de papel e celulose foi contemplada nesse documento do Diálogo Florestal e faz parte do relatório aprovado pela Câmara.
28- Qual a razão da IP não possuir políticas de contratação de fornecedores locais? Vocês não acreditam que investir na comunidade é a melhor maneira de desenvolver um bom relacionamento com os vizinhos?
A política de contratação prevê que os fornecedores devem ser avaliados por um processo técnico e por um processo comercial. O melhor classificado nos quesitos avaliados é o contratado.
Em 2011, mais de 70% dos bens e serviços usados pela empresa foram adquiridos nos próprios estados em que são realizadas as operações da IP Brasil. A política de Suprimentos é regularmente revisada e a contratação de fornecedores locais continua sendo estimulada.
29- Vocês afirmam que o IIP investiu 24 milhões de reais em projetos desde 2003, mas como o relatório é de 2010, gostaríamos de saber quanto desses 24 milhões foram utilizados no referido ano. Esse investimento é recurso da empresa ou oriundo de políticas de dedução fiscal?
O Instituto International Paper (IIP) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) criada em 2007 pela International Paper, concentrando as ações de responsabilidade social corporativa da companhia. O valor investido pela empresa em 2010 nos projetos sociais específicos do Instituto foi de aproximadamente R$ 1 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário