segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Unilever - Uma empresa com boas inciativas, mas decoladas do processo de gestão.



Olá Amigos,
Esta semana foi muito produtiva, recebemos as respostas de algumas empresas, entre elas está a Unilever.

Como disse no post anterior sobre esta empresa, vemos que a Unilever é uma empresa legalista, ou seja, faz tudo certinho no âmbito da lei, mas falta muito para atingir de maneira eficiente os processos de gestão da sustentabilidade.

Claro que uma empresa deste porte possui um desafio proporcional ao seu tamanho.
Os impactos nos fornecedores e nas atitudes dos consumidores são enormes mas o processo de gestão deve ser comprometido com as ações de sustentabilidade.

Notamos que a empresa em alguns casos para se adequar aos processos ao inves de buscar uma meta ousada resolve retirar a meta... Simples ...

Isto da uma impressão de que .... Se não existe mais, não é mais problema (pergunta quatro).

Fica evidente que a empresa apresenta boas propostas, mas nada ainda concreto e eficiente para resolver os problemas. Não existem indicadores e resultados que comprovem a eficiência da ideia. Somente boas intenções descoladas da gestão da empresa.

Sobre o salário a resposta não foi respondida. Em nenhum momento duvidamos da legalidade das relações trabalhistas, mas sim, do valor do salário pago que é muito baixo pelo porte da empresa.
Tanto na questão oito como nove, também não afirmamos que não que empresa não de valor os itens avaliados pela matriz, mas que a prioridade é muito baixa devido a importância que eles afirmam que esses itens possuem na gestão da empresa.

Notamos que a empresa está empenhada nas questões de sustentabilidade, mas os processos de gestão devem estar mais integrados a qualidade de vida dos empregados, consumidores e o meio ambiente.

Para uma empresa global a empresa deve melhorar muito, mas pelo menos vemos uma uniciativa.

Segue abaixo as respostas da empresa.


1-Existe algum projeto para que a Unilever influencie na  diminuição dos gases de efeito estufa das suas fontes indiretas ? (Escopo 3 - pag 19)

Sim. A Unilever desenvolve diversas ações para a redução das emissões de gases de efeito estufa. São ações que envolvem toda a cadeia, passando por fornecedores até chegar ao pós-consumo. Veja abaixo alguns exemplos dessas ações:
FORNECEDORES
Foi desenvolvido junto ao fornecedor de freezer de sorvete um modelo cujo gás refrigerante é um hidrocarboneto (HC), substituindo o HFC. Desta forma, elimina-se o impacto à camada de ozônio e reduz-se consideravelmente a emissão responsável pelo efeito estufa.
DISTRIBUIÇÃO
Implementamos várias alterações de malhas logísticas - como aumento da utilização de linhas férreas e cabotagem -  além dos projetos de otimização de pedidos junto a clientes, garantindo a máxima utilização dos espaços vazios nas carretas. 
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
As inovações de produtos como os amaciantes Comfort Concentrado e Comfort Concentrado Tanquinho, do detergente em pó Omo Multiação Tanquinho, e dos desodorantes Rexona, Dove e Axe por exemplo,  são iniciativas que otimizaram o transporte, aumentando o numero de unidades transportadas por viagem.

2- Na questão da Água, as obras de ampliação não estavam previstas para o ano de 2009? Por que esta justificativa foi um dos itens utilizados para o não comprimento da meta do consumo de água ? (pag 20)

Por uma falha no nosso procedimento interno de definição de metas, o consumo de água por pessoas envolvidas diretamente nas obras de ampliação não foi considerado.

3- Existe algum trabalho para a empresa auxiliar a prevenir a barragem de Ipojuca que vocês afirmam que está sendo considerada sob risco ? (pag 21)

Mantemos contato permanente com as autoridades locais responsáveis e no momento estes corpos d´agua não são considerados sob risco.

4- Devido ao aumento de 9,2% na geração de resíduo entre 2008 e 2009, qual foi a meta proposta de redução para 2010 e a mesma foi atingida ? (pag 24)

Para o ano de 2010, decidimos não estabelecer meta de redução para a geração de resíduos sólidos nos processos de manufatura. Para o processo de não manufatura, as metas estabelecidas foram:
1 - residuo total (Kg/ton produto comercializado) – 3,7
2 - % de residuos reciclados – 35

5- Vocês falaram em embalagem secundária na pag 28 do relatório, mas existe algum projeto mais amplo para a empresa recolher e reciclar as embalagens utilizadas pelos consumidores de modo a dar um incentivo a reciclagem como vocês já desenvolvem no Pão de Açúcar ? (Percentual de embalagens recuperadas - Item EN 27 - GRI)

Em julho de 2010 inovamos mais uma vez nosso projeto em parceria com a rede de supermercados Pão de Açúcar – “Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever”, implementando em escala piloto a coleta e reciclagem das embalagens de desodorantes em aerosol.
Além das “Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever”, apoiamos os programas desenvolvidos em parceira com Associações das Indústrias dos setores de higiene pessoal e limpeza, como o “Movimento Limpeza Consciente”, em parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira das Industrias de Produtos de Limpeza e Afins), e “Dê Mãos para o Futuro”, em parceria com a ABIHPEC (Associação Brasileira das Industrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e também com a ABIPLA. Esses projetos têm como objetivo promover a coleta seletiva e ampliar a organização social dos catadores nos municípios envolvidos, compartilhando a responsabilidade.
Somos sócio-fundadores do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), criado em 1992, que promove o conceito de Gerenciamento Integrado do Residuo Sólido Municipal, a reciclagem pós-consumo e também difunde a educação ambiental com foco na teoria dos 3 R´s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

6- Por que as metas ambientais (en 17, 19 e 20) do GRI não foram atingidas? As explicações do relatório não foram tão elucidativas para explicar todos esses itens, vocês podem ser mais claros?

Estes indicadores foram considerados parcialmente respondidos, segundo os critérios de GRI – Global Report Initiative - já que alguns processos são monitorados internamente e não reportados externamente. Por isso a informação ilustrativa na pagina 50 de “parcialmente respondido”.
Em relação às metas, para esses 3 indicadores, definimos meta somente para a emissão de Oxido de Enxofre SOx (0,030 Kg/ton), superada com o resultado real de 2009 (0,026 Kg/ton). Em 2009,decidimos não estabelecer metas para a emissão de gases de efeito estufa e de gases destruidores da camada de ozônio.
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7- Por que uma empresa do porte da Unilever tem como seu menor salário entre os empregados somente um pouco mais que um salário Mínimo. Não é um salário muito pequeno? Que tipo de profissional da empresa recebe este salário?

A Unilever segue as práticas do mercado e a remuneração encontra-se nos parâmetros legais de cargos e salários. Importante salientar que a companhia oferece ainda um amplo pacote de benefícios, como assistência médica, assistência odontológica, convênios etc.


8- Vocês afirmam na página 36 que "Nossos colaboradores são o elemento central de nosso desempenho, por isso questões ligadas a sua realização profissional, ao equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal e a sua capacidade de contribuir em condições iguais de trabalho são prioritárias para nós." Vocês, mesmo assim, atestam como itens Pouco ou Não relevantes na matriz de materabilidade os seguintes itens:
- Trabalhar uma comunicação interna eficiente com os empregados (não relevantes)
- Facilitar a liberdade sindical (não relevantes)
- Oferecer treinamentos (não relevantes)
- Combater a utilização de mão de obra infantil na empresa e parceiros (pouco relevante)
- Investir em benefícios para funcionários. (pouco relevante)
- Oferecer treinamento para os funcionários sobre direitos Humanos (pouco relevante) visto que vocês estão desenvolvendo projetos com a ONU.
Como esta posição da empresa (frase acima citada) e a não importância desses aspectos evidenciados na matriz de materiabilidade se encaixam ?

A elaboração da matriz de materialidade é um processo que considera opiniões de diferentes públicos, tais como colaboradores, fornecedores, comunidade, mídia, acionistas, dentre outros. O resultado final retrata uma opinião comum a todos e considera também a visão estratégica e as questões mais críticas do setor de atuação sob a perspectiva da sustentabilidade. Todos os anos, essa matriz de materialidade é reavaliada e novas consultas são feitas.

É importante esclarecer ainda que, quando um tema é considerado de baixa relevância na matriz, não significa que ele não seja importante para a empresa e que não esteja sendo monitorado, avaliado e objeto de nossa gestão. Para entender melhor o processo e as avaliações dessas e outras questões relacionadas à materialidade, recomendamos a Pesquisa Rumo à Credibilidade, realizada pela FBDES e a consultoria inglesa SustainAbility. Esse conteúdo está disponível no link: http://fbds.org.br/fbds/article.php3?id_article=911. O conteúdo também está disponível no arquivo http://fbds.org.br/fbds/IMG/pdf/doc-428.pdf.

9- Na Página 36 vocês afirmam que "Nossa missão de levar vitalidade não seria  possível sem o trabalho que realizamos junto à comunidade. Privilegiamos projetos capazes de gerar transformação na sociedade, integrando trabalho social à estratégia corporativa da empresa, por meio de ações sólidas e efetivas que implicam diversos stakeholders."
Mesmo assim, na matéria de materabilidade vocês consideram como nada ou pouco relevantes:
- Oferecer produtos de qualidade a todos os consumidores
- Investir em projetos sociais de interesse público
- Oferecer um canal eficiente de acesso ao público
- Garantir o sigilo das informações dos clientes.
Isto não contradiz o discurso como ocorre na questão 8 ?

Idem resposta da pergunta anterior.

10 - O projeto Rural Responsável (pag 46)  atinge quantos % dos fornecedores de tomate da Unilever ? Existe previsão de aumentar o projeto para outros tipos de produtos agrícolas? (S01 - GRI)

O projeto Rural Responsável impacta todos os produtores de tomate da Unilever presentes nos 5 municípios do Estado de Goiás, participantes do projeto – Itaberai, Silvania, Morrinhos, Vianopolis e Turvania. Não existe previsão de aumentar o projeto para outros tipos de insumos agrícolas.

11- Quantas crianças são atingidas no projeto Infância Protegida (pag 46)? Como o projeto rural responsável, isto irá se estender além de Goiás ? (S01 - GRI)

O projeto Infância Protegida impacta diretamente 20 mil crianças nos 5 municípios do Estado de Goiais, participantes do projeto. Este projeto não será estendido além do Estado de Goiás.

12- Vocês não acham que estes projetos apresentados são muito pouco em ações sociais de impacto direto no negócio visto o porte da Unilever e a quantidade de produtos que produzem para ficar restrito ao tomate?

Respeitando nossa complexidade, diversidade de negócios e principalmente possibilidades, procuramos desenvolver projetos sociais e de sustentabilidade que impactem a maioria dos stakeholders externos e internos.

13 - Qual a composição dos grupos de governança corporativa e informações relativas sobre discriminação de empregados não ficaram claras no relatório (Item LA13 - GRI). Vocês poderiam ser mais claros nas informações relativas a essas questões?

No ultimo Relatório, dados de 2009, não sistematizamos essa informação para a operação do Brasil.

14 - Vocês podem apresentar alguma evidencia do treinamento de recursos humanos dos seguranças das empresa ? (item HR8)

Temos diversas formas de proporcionar treinamentos para nossos funcionários.
Por exemplo, ao serem contratados pela Unilever, os funcionários passam por uma integração institucional, cujo um dos temas é o “Código de Princípio de Negócios”. O objetivo é divulgar informações da companhia e também de outras áreas, como Recursos Humanos, apresentando as atividades relacionadas à diversidade, condições e procedimentos de segurança ocupacional,  meio ambiente, saúde ocupacional, desenvolvimento de habilidades, dentre outros.
Outra forma é o site interno de treinamento, uma ferramenta que concentra todos os treinamentos oferecidos por  Recursos Humanos. Nele o funcionário pode se increver em cursos online e presenciais de acordo com o que foi acertado em seu plano anual de desenvolvimento.


As informações do item Código de Princípios de Negocio informadas na página 44 apenas reforçam nossas diretrizes de fazer negócio.

16 - O Item "Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos." do GRI (PR1) não ficou claro. Vocês poderiam explicar melhor essas ações ?

Tratam-se de exemplos de novos produtos lançados para atender as necessidades de nossos consumidores, tanto na área de alimentação, oferecendo produtos com perfil nutricional diferenciado, de acordo com a necessidade individual de cada consumidor, como também produtos com menor impacto ambiental.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

17 - Vocês acreditam que aquela pesquisinha apresentada na Página 45 atende ao item "Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação." (PR5 - GRI) ? Uma empresa do porte da Unilever não tem dados mais significativos para disponibilizar sobre esta questão?

Além da pesquisa “Aperfeiçoando a Distribuição de Nossos Sortimentos”, cujo foco principal foi avaliar a disponibilidade de nossos produtos nas prateleiras, também temos outros canais de relacionamento e de avaliação da satisfação de nossos stakeholders, como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Sem duvida temos outras pesquisas, mas apresentamos os resultados da pesquisa relacionada ao item “Aperfeiçoando a distribuição de nossos sortimentos”.

 
Atenciosamente,
Unilever Brasil

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ecovias. Finalmente ouviu nossos questionamentos. Uma velocidade !!!!





Olá Amigos !


Sabe aquela empresa de concessão de rodovias que possui a palavra ECO não só no nome, mas em suas atitudes ?


Pois bem..... Depois de muito, mas muito insistir e testar os limites mesmo. Eles encaminharam uma resposta.


Não espere grande coisa.


Eles acabaram de nos responder é que só agora eles viram o nosso e-mail !!!! Pensei que só os Correios estavam com problema nas entregas, mas acho que o servidor deles também não está tão veloz.


Fiquei pensando se o sistema de atendimento desta empresa para o usuário for igual a área institucional e meu carro quebrar na estrada durante o Carnaval, acredito que meu carro será guinchado só na Páscoa.


Pois bem......


Segue abaixo o posicionamento da empresa e aguardaremos uma resposta.



Pedimos desculpas por não termos respondido seu e-mail anteriormente. A mensagem chegou para nós agora. Iremos encaminhar o seu questionamento para a ouvidoria que irá entrar em contato com você.
Atenciosamente,

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Nathalia Matos 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Petrobras. Apresentou bons argumentos para os nossos questionamentos.


Olá amigos,

Demorou e depois de fazer um trabalho bem próximo com a ouvidoria da empresa a Petrobras respondeu.Com certeza o relatório desta empresa foi um dos melhores que já lemos e as perguntas encaminhadas por nossa equipe foram mais conceituais do que relativas ao que foi reportado pelo relatório 2009 da empresa e por isto foi mais interessante receber essas informações.

Particularmente gostamos das respostas, foram bem argumentadas. Realmente a empresa está bem preparada para responder aos questionamentos da sociedade só precisa ser mais ágil devido a demora no tempo das respostas.

Segue abaixo as respostas para análise de todos vocês.

Boa leitura.



1- Porque uma empresa que está tão interessada em desenvolvimento sustentável e que trabalha prioritariamente com um produto tão finito quanto o petróleo não se preocupa com o ciclo de vida dos produtos (item 66 da matriz de materialidade) e nem com o consumo consciente (item 38 da matriz de materialidade) ?

Em termos de ciclo de vida dos produtos, a Petrobras instituiu em 2009 em sua agenda um projeto intitulado “Avaliação de impactos do ciclo de vida dos produtos da Petrobras”. PETROBRAS, com o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca dos impactos dos seus produtos, particularmente diesel e gasolina, na qualidade do ar e principalmente na saúde humana.

Este projeto, coordenado pelas áreas corporativas de Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Eficiência Energética e Abastecimento da PETROBRAS, está dividido em 3 linhas de ação visando definir as metodologias de avaliação dos impactos das emissões veiculares à qualidade do ar (Linha 1) e de avaliação dos impactos da qualidade do ar sobre a saúde (Linha 2), e integrar essas metodologias a partir da aplicação dos resultados da Linha 1 para a avaliação dos impactos das emissões veiculares sobre a saúde pública (Linha 3).
No que tange o consumo consciente e uso eficiente de recursos, A Petrobras oferece suporte técnico, financeiro e administrativo ao Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) vinculado ao Ministério de Minas e Energia. Criado em 1991 pelo Governo Federal, o programa tem por objetivo estimular o uso eficiente das fontes de energia, reduzindo as emissões de material particulado e gases poluentes e o consumo de diesel. O Programa também tem como objetivos incentivar o desenvolvimento de uma cultura anti-desperdício em diversos setores, com ênfase no transporte, comércio, indústrias, residências e escolas, além de realizar ações educacionais sobre eficiência energética, meio ambiente e sustentabilidade.



2- Como investidor, gostaria de saber qual o plano futuro para que os gestores da Petrobras se importem com os investidores minoritários (item 3 da matriz de materialidade) ? 

O relacionamento com os investidores minoritários recebe grande atenção da Companhia e de seus administradores. Atualmente, 51,7% do capital social da Petrobras é detido por acionistas minoritários, no Brasil e no exterior.A Petrobras adota as melhores práticas de governança corporativa e está capacitada para utilizar os mais avançados instrumentos de gestão empresarial, que garantem a proteção dos interesses de todos os acionistas e demais públicos envolvidos com a empresa.

A organização e funcionamento da Petrobras adota as melhores práticas de governança com um estatuto social definido, além do código de boas práticas e das diretrizes de governança corporativa aprovados pelo Conselho de Administração. Assim, a Petrobras reforça sua credibilidade junto ao mercado, aprimora o processo decisório na alta administração e, conseqüentemente, aperfeiçoa sua própria gestão dos negócios.
A companhia segue procedimentos de gestão compatíveis com as normas dos mercados em que atua, de modo a garantir a adoção de padrões internacionais de transparência. Dessa forma, reforça sua credibilidade no mercado. 

A Petrobras também assegura a participação dos acionistas minoritários no seu Conselho de Administração e no Conselho Fiscal. Segundo o artigo 19 do Estatuto Social da Petrobras:

I - É assegurado aos acionistas minoritários titulares de ações ordinárias o direito de eleger um dos Conselheiros, se maior número não lhes couber pelo processo de voto múltiplo.

II - É assegurado aos acionistas titulares de ações preferenciais, que representem em conjunto, no mínimo, 10% (dez por cento) do capital social, excluído o acionista controlador, eleger e destituir 1 (um) membro do Conselho de Administração, em votação em separado na Assembleia Geral.

Segundo o artigo 43 do Estatuto Social da Petrobras:

O Conselho Fiscal, de caráter permanente, compõe-se de até cinco membros e respectivos suplentes, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, todos residentes no País, observados os requisitos e impedimentos fixados na Lei das Sociedades por Ações, acionistas ou não, dos quais um será eleito pelos detentores das ações ordinárias minoritárias e outro pelos detentores das ações preferenciais, em votação em separado. 

A Petrobras possuí uma gerência dentro da área de investidores voltada para o investidor individual. Diversos serviços são oferecidos aos acionistas e investidores individuais:

Website de Relacionamento com Investidores;
. Fatos relevantes e comunicados ao mercado;
. Webcasts e roadshows com investidores;
. Hotline, e-mail e sala privada para atendimento aos acionistas;
. Informativo trimestral - Petrobras em Ações;
. Relatório anual , Form 20-F, Relatório para o Mercado Financeiro, Formulário de Referência e outros relatórios;
. Assembleias On-line – hoje um acionista que está em qualquer lugar do país pode votar em nossas AGO/E pela internet.

A Petrobras também participa de inúmeros eventos voltados para os acionistas minoritários como apresentações para clientes de corretoras, reuniões com associados regionais da Apimec, participações em feiras voltadas para investidores individuais como ExpoMoneys e Money Shows, chats trimestrais com investidores individuais sobre os resultados da empresa e congressos com associados do INI ( Instituto Nacional de Investidores) e com Bancos e Corretoras e Instituições de Ensino.

Todos os eventos citados dão continuidade à política de divulgação da Companhia e estreitamento na relação com o investidor minoritário.


3 - Por que a empresa não possui tanto interesse na geração própria de energia para consumo interno, visto que a Petrobras é uma empresa de energia?(item 34 da matriz de materialidade)

A geração própria de energia para consumo interno está ligada, entre outros aspectos, à sua relação custo-benefício. Quando o preço de curto-prazo da energia (PLD) é inferior ao nosso custo de geração não há uma relação custo-benefício favorável para a a empresa e para o país a geração própria de energia, e nesse caso o suprimento interno de energia é realizado via distribuidora de energia. Quando o PLD é superior ao custo de geração a Petrobras gera energia possibilitando atendimento à demanda própria.

4- Visto que a empresa busca manter um crescimento avassalador, a demanda por recursos humanos será também muito grande. Por que, mesmo sabendo deste problema e desta necessidade estratégica, a empresa não se preocupa com a gestão do clima interno (item 11 da matriz de materialidade) e com a carreira dos empregados (item 42 da matriz de materialidade) ? Isto é revelado tanto na matriz de materialidade quando nos índices de satisfação dos empregados que estão em 60%, valor muito baixo para uma empresa que oferece tanto para os empregados como afirmado no relatório.
Já que a transparência (item 7 da matriz de materialidade) é o ponto mais importante da relação da empresa com a sociedade, gostaria muito de receber as respostas sobre os meus questionamentos.

Observando o relatório de sustentabilidade de 2009, verificamos que o item 11 da matriz de materialidade corresponde ao tema "relacionamento com a concorrência", que não é o foco de sua atenção.
O tema "carreira" (item 42) se situa no quadrante 2 da matriz, o qual engloba assuntos importantes para serem abordados no relatório, na opinião dos diferentes públicos de interesse, o que não significa dizer que não seja um assunto importante para a gestão pela empresa. 
Relativamente à carreira, a Companhia oferece uma série de oportunidades para o desenvolvimento profissional de cada empregado, tais como: programa de formação para novos empregados, programas de educação continuada, ensino à distância, programa de desenvolvimento no exterior, programas de desenvolvimento gerencial e de desenvolvimento de supervisores. 
Além dos programas de desenvolvimento citados, a Petrobras possibilita aos seus empregados a carreira em "Y", que é uma maneira de reconhecer e diferenciar empregados com domínio técnico ou com perfil para gerir pessoas, direcionando-os respectivamente para a função especialista e para a função gerencial. 
A Petrobras dispõe também do processo de Avanço de Nível e Promoção, cujo objetivo é reconhecer a contribuição de cada empregado nos resultados da companhia e aquisição de experiências, habilidades e conhecimentos para o desenvolvimento das suas atividades. É realizado anualmente e considera a concessão de avanço de nível e promoção aos empregados na carreira de acordo com as avaliações realizadas. A avaliação em que o empregado é submetido, faz parte do processo de gerenciamento do desempenho e é um importante processo participativo de definição de resultados e clarificação do que se espera de cada membro da equipe e dos recursos necessários para a execução de suas atividades.
Quanto ao item 47, tema "gestão do clima interno", a companhia tem investido fortemente na gestão do clima organizacional em busca da satisfação e comprometimento de seus empregados. A Petrobras possui um processo de RH denominado Gestão da Ambiência que cuida especificamente da manutenção da qualidade do clima interno, . Existe uma rede de Representantes de Ambiência, profissionais de RH que atuam em cada unidade da companhia visando à melhoria constante das condições e relações de trabalho. O principal instrumento de mensuração da qualidade do clima organizacional é a nossa pesquisa de ambiência, que já é realizada ao longo de 11 anos, estando em curso a sua 12ª edição. A partir dos resultados levantados são elaborados planos de ação para a melhoria da ambiência e esses são cadastrados para acompanhamento no Sistema de Monitoração da Ambiência .
Quanto ao Índice de Satisfação dos Empregados, na Pesquisa de 2009, foi apurado o percentual de 65%, que é compatível com nossos patamares históricos. De fato, a Petrobras tem práticas de RH das mais avançadas e a percepção delas pelos empregados está permeada por aspectos da cultura interna da companhia, que se revela em profissionais exigentes , mas, ao mesmo tempo, tremendamente comprometidos e leais com a companhia.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Para o Banco do Brasil sustentabilidade agora é relação de consumo



Olá Amigos,

Na semana passada recebemos uma resposta do Banco do Brasil, acredito que depois do nosso último e-mail o banco entendeu que sustentabilidade faz parte de um processo de relação de consumo sim.

Apesar da empresa ter respondido, as respostas não vieram, apenas um pedido de um prazo maior.

Não temos problema nenhum em dar mais tempo para resposta, pois acreditamos que as perguntas enviadas pela equipe do nosso blog servem para as empresas também refletirem sobre seus processos, no entanto, todo prazo tem que ser definido por uma data, o que não aconteceu.

Assim, em resposta ao e-mail abaixo, encaminhamos à ouvidoria do Banco mais uma manifestação. Desta vez solicitando apenas um prazo para as respostas.

Ficamos no aguardo.

Ouvidoria do Banco do Brasil sob o nº 8855499, em 01/02/2011, para análise de sua manifestação acerca de informações contidas no Relatório Anual Conforme esclarecimentos prestados
a V.Sª, pelo Sr. Francisco Herculano, Gerente de Divisão, da Unidade de Desenvolvimento Sustentável, as respostas serão  encaminhadas  para seu email, pela referida unidade,  com a maior brevidade possível, tendo em vista que alguns dos questionamentos estão sob condução de outras diretorias.
Prestadas estas informações, permanecemos à disposição de V.Sª para os esclarecimentos julgados necessários por meio de sua agência de relacionamento ou dos seguintes canais: Central de Atendimento (saldos, extratos, cartões, pagamentos, transferências, resgates e outras transações bancárias) - 4004-0001 ou 0800-729-0001 - atendimento humano, nos dias úteis, das 7h às 22h, e autoatendimento, 24h todos os dias da semana; SAC - Serviço de Apoio ao Consumidor ( informações, dúvidas, elogios, reclamações, suspensão ou cancelamento de contratos e de serviços) - 0800 - 72900722, 24h, todos os dias da semana; Portal BB - www.bb.com.br; Ouvidoria BB, para situações não solucionadas pelo atendimento habitual  (Agência, SAC e etc) - 0800 729-5678 - em horário comercial - das 8h às 18h - se 2ª a 6ª feira, exceto dias não úteis; Para deficientes auditivos ou de fala - 0800-729-0088.

Atenciosamente,

Hermann Schlischka
Gerente  de Ouvidoria

José Henrique L. Silva
Analista de Ouvidoria


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nokia - Mandou um posicionamento, mas não uma resposta.



Olá Amigos,

Depois do nosso e-mail para a Finlandia a Nokia encaminhou uma resposta. Não é uma RESPOOOOSTA, mas pelo menos uma satisfação.

Quem nos respondeu foi o representante da empresa no Brasil, o Sr Luis Joly (que por acaso tem um blog interessante http://jacksenna.blogspot.com/).

Segue abaixo a resposta:



Caros, bom dia.

Gostaria primeiro de me apresentar. Estou, desde agosto de 2010, na vaga de Rodrigo Padrón, como gerente da comunicação da Nokia na LVBA.

Em resposta ao post que fala sobre a Nokia, gostaríamos de esclarecer que a empresa é reconhecida por suas ações de responsabilidade social. Somos constantemente líderes no ranking de empresas mais “verdes”, de acordo com rankings divulgados pelo Greenpeace. Recentemente, um aplicativo criado pela Nokia, o Nokia Data Gathering, esteve entre os finalistas do prêmio internacional JustMeans, que reconhece estratégias inovadoras na área socioambiental.

Temos um relatório de sustentabilidade global, que pode ser acessado aqui, e responde muitas de suas perguntas: http://nds1.nokia.com/NOKIA_COM_1/Corporate_Responsibility/Sustainability_report_2009/pdf/sustainability_report_2009.pdf (o report de 2010 ainda não foi finalizado).

Em relação à pergunta quais são os melhores esforços realizados para combater esta questão e como a empresa efetivamente monitora o desempenho ético dos fornecedores ?, gostaríamos de esclarecer que todos os contratos com fornecedores feitos pela Nokia mencionam que essas empresas podem ser auditadas para certificação de que estão de acordos com os valores éticos da Nokia.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Luís B. Joly  

Como vocês podem notar, o e-mail não respondeu nada do que perguntamos, assim, encaminhamos o e-mail abaixo com o objetivo de conseguir uma resposta mais completa. Segue abaixo o nosso segundo questionamento:

Prezado Luis Joly,

Agradeço sua resposta, no entanto, você não respondeu a nossa pergunta...

Sei dos vários prêmios "verdes" que a Nokia recebeu, mas não é isto que buscamos, precisamos de dados concretos para responder as dúvidas que levantamos.

Agradeço em receber o relatório, mas antes de ler, gostaria de saber se realmente irei encontrar as respostas que preciso. Vou encontrar as respostas ?

Falo isto, pois não tenho problema nenhum em ler em inglês, mas acredito que uma empresa que busca se relacionar com a sociedade de um país, no mínimo deve escrever na língua nativa deste povo.

Se pensarmos em relação de consumo (pois hoje sustentabilidade faz parte de um processo de relação de consumo) o referido material fere o artigo 31 do código de defesa do consumidor, como revela o referido artigo abaixo:
Art. 31 - A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Assim, antes de eu começar a ler o relatório e traduzir para os nossos leitores, preciso realmente saber se as respostas estarão contidas neste relatório. Não gostaria de perder meu tempo.

Como você mesmo afirmou, a Nokia realiza auditorias nos fornecedores, vocês possuem alguma evidência que comprove esta afirmação ?






quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Olho VIVO com esta empresa quando o assunto é sustentabilidade





Olá Amigos.


Esta semana por indicação da nossa leitora Juliana Amrussar lemos uma reportagem do presidente da Vivo sobre sustentabilidade.


http://pagina22.com.br/index.php/2011/02/interesse-e-virtude/.


Fiquei impressionado como a nossa leitora Juliana. Nunca vi um presidente com uma coleção de frases feitas tão grande em uma entrevista tão pequena.


Como só palavras não valem para nossa equipe do Blog, resolvemos agora testar os limites da Vivo.


Espero que esta empresa não se finja de morta diante dos nossos questionamentos.


Segue abaixo cópia do e-mail encaminhado a Sra Fernanda Ferraz - Diretora de Comunicação da Vivo.


Prezada Fernanda Ferraz,

Afirmo que fiquei impressionado com o a quantidade de frases de impacto ditas pelo presidente durante toda a entrevista. Li com atenção todo o material e ao terminar o texto cheguei a seguinte conclusão:

Sustentabilidade não vive somente de palavras, mas de fatos e dados que comprovem a referida informação, assim, segue abaixo alguns questionamentos e gostaria de muito que fossem respondidos.

Visto que a empresa preza por um relacionamento aberto com a sociedade e que a empresa afirmar estar e um patamar tão avançado na questão da sustentabilidade, segue abaixo os questionamentos:

1- O presidente afirmou na entrevista que :"E a gente vivia uma crise de confiança com nossos clientes: tinha fraude, clonagem, faturas com erros.  E começamos a trabalhar isso como prioridade número 1 da empresa.  Porque, com quebra de confiança entre empresa e cliente, existia imediatamente uma quebra de confiança entre empresa e colaborador."

Gostaria de saber porque o presidente usou esta frase no passado pois ao fazer uma pesquisa hoje sobre a Vivo descobri as seguintes informações:

No site reclame aqui, notei que a empresa possui nos últimos 12 meses 6169 reclamações e apenas uma foi atendida, conforme link abaixo:

http://www.reclameaqui.com.br/indices/4421/vivo-celular/

Já o portal denuncio apresenta as seguintes manifestações

http://www.denuncio.com.br/busca/?search=vivo%20s/a

Obviamente a Vivo no ranking da Anatel apresenta uma qualidade boa de atendimento, no entato, a base de comparação não é muito boa. Não seria muito sensacionalista uma frase como esta apresentada pelo presidente ?



2- O presidente afirmou que "a empresa que não assume seu compromisso social começa errada.  Se ela escreveu que seu objeto social é fazer o maior lucro possível para distribuir para seus acionistas, ela se esqueceu de dizer para que existe."
Ao ler esta frase não encontrei em nenhuma parte do site da empresa uma afirmação explícita do compromisso social da empresa. Na interpretação do presidente qual é o compromisso social da vivo ? É a conectividade prevista na missão ? Se for, vocês poderiam explicar melhor as relações diretas entre conectividade e desenvolvimento social de maneira não utópica ?

3- O presidente afirma que "Se formos orientados pela função social, estaremos orientados para as necessidades daquilo que é chamado de mercado." Isto é verdade ? Se isto fosse realmente verdade, vocês não acreditam que a crise economica de 2008 não teria existido ? Vocês poderiam explicar melhor esta polêmica afirmação ?

4- O presidente afirma ao ser questionado sobre em que estágio de evolução em termos de sustentabilidade a Vivo se classificaria ele afirma "Acho que já está bastante avançada.  Não seria sustentável se em alguma dessas relações tivesse um desequilíbrio muito grande.  Ela hoje é uma empresa totalmente equilibrada."

Ao analisar a resposta, vemos que o termo acho na frase já não garante uma qualidade de resposta suficiente para a pergunta em questão, no entanto, ao se analisar o site da vivo na questão de sustentabilidade não vemos em nenhum momento relatórios e balanços de sustentabilidade que revelam claramente um processo de gestão  que garantam que a empresa trabalha de maneira equilibrada. Para dizer que não encontrei nada, achei somente as diretrizes de sustentabilidade, com frases conjugadas mais em verbos no infinitivo e no futuro, do que no passado e no presente.

Assim pergunto. Como uma empresa com esses resultados pode afirmar que está bastante avançada na questão da sustentabilidade ?


5- O presidente afirma que "Tem que ficar rico trabalhando aqui.  Tem que ganhar bem.  Sustentabilidade não é abraçar árvores e beijar baleias."

Concordo com a afirmação das árvores e das baleias, mas conheço muitos funcionários da Vivo que não estão ricos. Vocês podem informar quantos empregados da empresa já atingiram seu primeiro milhão para confirmar de maneira clara a frase do presidente ?

6- Concordo que telefone hoje é um forma de inclusão social, mas isto não justifica que as tarifas sejam tão altas. Como um presidente preocupado com a sustentabilidade justifica sua alta tarifa de telefone com outros serviços como restaurante e assistência médica. Isto não é misturar as coisas ?

7- O presidente afirma que muitos projetos sociais que a Vivo desenvolve partem de prefeitos e políticos, vocês poderiam deixar mais claro como funciona esta relação entre a empresa e a classe política ? Como a Vivo apresenta para a sociedade de maneira transparente esta relação ?

8- Sobre logística reversa, não ficou claro como a Vivo trata do lixo eletrônico gerado pela empresa ao oferecer novos telefones para o clientes trocarem ou manterem seus planos. Existe um procedimento como: O cliente só recebe o novo telefone se entregar o antigo ?

9- O presidente afirma: "Nós amamos essa empresa”.  Para mim, isso é sustentabilidade.  É uma relação dos colaboradores com a empresa que não está pautada pelo conflito."

Vocês podem apresentar os resultados da pesquisa de clima organizacional que comprovam isto ?

10- O presidente afirma que: "A Vivo é uma referência mundial de uma gestão equilibrada, preocupada não só com os resultados financeiros, mas com a relação com todos os seus públicos.  Princípios éticos fortes, valores claros para todo mundo e, principalmente, uma estratégia de comunicação intensa com nossos colaboradores, para que isso não fique na cabeça de duas ou três pessoas."

Vocês podem apresentar documentos e procedimentos internos que comprovem essas informações ?


Aguardo com muito interesse as respostas.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nosso blog conquista o Mundo. Testant les limites du développement durable arrive en France


Olá Amigos.

Depois de nossos ilustres leitores americanos do Walmart, acabo de saber que nosso blog despertou o interesse da França. C'est vrai! France.

Em uma pesquisa aleatória pela rede descobri o site abaixo com um resumo da entrevista dada ao blog da Época.


A equipe ficou muito feliz que o velho continente também está interessado pelo tema.

Propomos uma parceria bilíngue para o site. Vamos aguardar.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fíbria. Impressionado com o profissionalismo desta empresa.



Olá Amigos.

Acabo de receber a resposta da empresa Fìbria..... Uma coisa posso afirmar para vocês. Estou IMPRESSIONADO.

São respostas neste nível de conhecimento e detalhamento que busco das empresas. Parabéns Fìbria pelo trabalho.

Obviamente, como vocês podem ver nas respostas, a empresa tem coisa para melhorar, principalmente no monitoramento comunitário, mas é para isto que serve um relatório, proporcionar melhorias e não ser um folderzão com meias verdades.

Novamente parabenizo esta empresa pela rapidez e transparência nas respostas.

Segue abaixo as repostas aos questionamentos.


1- Ao analisar a Matriz de materialidade da empresa, noto que analisando sob o prisma da empresa e não da sociedade, os pontos menos importantes são:
Sindicatos
Fornecedores
Governo
Imprensa
Grupos Antagonicos ao negócio.
Por que a empresa não valoriza o diálogo e o relacionamento com públicos tão impactantes ao negócio ? Isto não contradiz um próprio princípio do código de ética da empresa ?
"Comportamento pautado pelo respeito e pela busca da criação de valor nos relacionamentos de negócios com clientes, fornecedores, comunidades vizinhas, representantes do poder público, mercado publicitário e imprensa."

Resposta:
A Fibria valoriza o diálogo e o relacionamento com todas as suas partes interessadas.
A Matriz de Materialidade divulgada em nosso Relatório de Sustentabilidade de 2009 apresenta os resultados ponderados de entrevistas com stakeholders internos (45 pessoas) e externos (40 pessoas). Os pontos assinalados no gráfico refletem, portanto, a opinião conjunta desses dois grupos.
O fato de sindicatos, fornecedores, governo, imprensa e grupos antagônicos ao negócio ocuparem as últimas posições no gráfico reflete a percepção, pelos entrevistados, de que a empresa já dialoga, em maior ou menor grau, com todos eles. Todos os 35 temas apontados como materiais pelo público entrevistado no teste de materialidade são significativos dentro de um universo maior de pontos relevantes.
Nosso Relatório de Sustentabilidade de 2009 cobre, de forma resumida, nossas ações de relacionamento com cada uma dessas partes interessadas, (versão completa em PDF):
- Imprensa: página 35
- Grupos antagônicos ao negócio: página 58
- Fornecedores: páginas 62-63
- Governo: páginas 64-65
- Sindicatos: página 76

2 - Não existe nenhum fator de correção na tabela de taxa de lesões de modo que possamos comparar os resultados de 2009 com os anos anteriores ? O diferença é muito grande.

Resposta:
Os indicadores de segurança reportados em 2009 não podem ser comparados aos de anos anteriores, pois os números já refletem a fusão da VCP com a Aracruz. Os dados de 2007 e 2008 não contemplam Aracruz Celulose.
2007 2008 2009 N° de Lesões 37 29 143 Taxa de Lesões (TL) 0,36 0,29 0,89
Além disso, o número de 178 lesões divulgado para 2009 está incorreto (foram de fato 143), conforme tabela acima. A retificação será publicada no Relatório de Sustentabilidade de 2010.

3- Existe algum estudo para saber porque a imagem da fíbria é 20 % menor entre SP e a BA ?

Resposta:
A pesquisa divulgada no Relatório de Sustentabilidade 2009 da Fibria aponta um índice de avaliação positiva (ótima/boa) da empresa por 62,4% dos entrevistados na Bahia e 81,3% dos entrevistados no interior de São Paulo. As entrevistas foram realizadas em municípios de cinco estados onde a Fibria possui operações florestais e industriais.
A metodologia de pesquisa utilizada segmenta intencionalmente as entrevistas e resultados por região, de forma a gerar cenários locais sobre a opinião da população. Não foram feitos, portanto, cruzamento das respostas de cada região pesquisada.
Analisando individualmente os resultados da pesquisa na Bahia, concluímos que o índice de avaliação positiva da empresa naquele estado está relacionado, sobretudo, à área ocupada pelos plantios de eucalipto: 68,6% dos entrevistados afirmaram que a cultura que mais ocupa terras na Bahia era o eucalipto. E 50% dos entrevistados se mostraram contrários ao aumento das florestas de eucalipto no estado (39,4% a favor). O manejo do eucalipto também teve avaliação negativa pelos entrevistados: 63,3% concordaram com a afirmação de que as plantações de eucalipto prejudicam os rios (27,6% discordaram) e 53,3% discordaram da afirmação que os plantios de eucalipto preservam o solo.
Em relação à contribuição da Fibria para o desenvolvimento local, 71,4% dos entrevistados na Bahia concordaram com a afirmação que a Fibria leva
desenvolvimento para o estado e 79,4% concordaram com que esse desenvolvimento é revertido em serviços, bens e na melhoria da qualidade de vida da população baiana.
Os resultados da pesquisa no interior de São Paulo apontam maior favorabilidade com relação à Fibria e suas atividades: 52,5% dos entrevistados afirmaram que a cultura que mais ocupa terras em São Paulo era o eucalipto. E 27% dos entrevistados se mostraram contrários ao aumento das florestas de eucalipto no estado (66,8% a favor). Quanto ao manejo do eucalipto a avaliação pelos entrevistados foi mais positiva se comparada com os resultados das entrevistas na Bahia: 37,8% concordaram com a afirmação que as plantações de eucalipto prejudicam os rios (45,2% discordaram) e 38,1% discordaram de que os plantios de eucalipto preservam o solo.
No interior de São Paulo, 80% dos entrevistados concordaram com a afirmação de que a Fibria leva desenvolvimento para o estado e 69,3% concordaram com a afirmação que esse desenvolvimento é revertido em serviços, bens e na melhoria da qualidade de vida da população paulista.

4- Vocês poderiam apresentar dados quantitativos e qualitativos mais claros do projeto abaixo:
Programa Liderança Comunitária – Junior Achievement: voluntários orientaram alunos de ensino médio na criação da ONG Ajudarte Kids, que promoveu tardes de recreação com crianças carentes da Entidade Caic em Aracruz (ES)

Resposta:
O Programa Liderança Comunitária proporciona, aos estudantes do 2o ano do Ensino Médio, a experiência da criação e operação de uma organização comunitária. É desenvolvido em 12 jornadas semanais, com duração de 3 horas extraclasse realizadas dentro das escolas. Os estudantes analisam a situação da comunidade local, detectam um aspecto a ser melhorado, constituem uma organização comunitária, elaboram um projeto de serviço comunitário e praticam atitudes de liderança. Neste programa, são aprendidos e trabalhados os conceitos de Terceiro Setor, projetos sociais e liderança por meio do método Aprender-Fazendo, despertando nos jovens o espírito de liderança.
Participaram do Programa 4 voluntários e 30 estudantes de nível Médio. O grupo de voluntários foi formado por 1 empregado, 1 prestador de serviço e 2 familiares. Os voluntários atuaram treinando os estudantes de ensino médio nos conceitos de liderança, planejamento, responsabilidade social, empreendedorismo.
O Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (Coep) é prestador de serviço da Fibria e foi parceiro nesta ação.
Sobre os beneficiados: A creche do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), é localizada no bairro Bela Vista, município de Aracruz
(ES). A creche é uma instituição pública municipal e atende cerca de 300 crianças de zero a cinco anos. Vinte funcionários atuam na instituição.
Resultados do projeto: Cerca de 150 crianças participaram das tardes recreativas promovidas pela Ajudarte Kids. Os 30 estudantes de ensino médio, gerentes e participantes da Ajudarte Kids, aplicaram os conceitos aprendidos sobre liderança durante os encontros no planejamento e execução das tardes recreativas, reforçaram seus valores de responsabilidade, ética, companheirismo, honestidade e dedicação e trabalharam sob uma mesma visão de levar às crianças possibilidades de desenvolvimento para um futuro melhor.

5 - Como o projeto Viveiro florestal na Bahia vai efetivamente movimentar atividade econômica e o desenvolvimento regional? Somente criando 50 empregos diretos e 250 indiretos? É só isto mesmo?

Resposta:
A Unidade de Produção de Mudas de Helvécia encontra-se em estágio avançado de construção e irá gerar benefícios socioeconômicos ao município e às comunidades. O investimento total de 30 milhões de reais irá gerar, somente na fase de operação, 250 empregos diretos, prioritariamente entre os moradores das comunidades rurais vizinhas ao empreendimento. Para tanto, a Fibria realizou, em parceria com o Senai, um programa de capacitação de mão de obra local, especializada em construção civil. A geração de renda direta anual estimada (entre salários e impostos) será de R$ 2 milhões, não se considerando a geração de renda indireta (comércio e prestação de serviços).
Estimamos que para cada emprego direto sejam gerados de 2 a 3 empregos indiretos, especialmente no comércio e atividades de infraestrutura local, contribuindo com a geração de aproximadamente 500 a 750 empregos indiretos na região. Estimamos que existam atualmente cerca de 2.000 habitantes na comunidade de Helvécia.
A Unidade contará, ainda, com um centro de vivência destinado às comunidades rurais vizinhas, que estará à disposição para a realização de atividades de lazer, educação e cultura (com auditório, biblioteca, áreas de lazer), além de espaço para exposição e venda de produtos originados dos projetos de geração de trabalho e renda em parceria com a Fibria. Neste espaço, será instalado um Núcleo de Educação Ambiental (NEA), que servirá como ponto de apoio de diversas atividades de educação ambiental na região.

6- Não existe um canal de comunicação mais presencial com as comunidades? Só vi um site, telefones uma lista de ferramentas de comunicação ? E o relacionamento... onde fica ? Vocês podem apresentar evidências mais claras de como são realizadas o relacionamento com a comunidade ?
7- O relacionamento com a comunidade são aqueles 8 depoimentos ? Como isto pode ser visto efetivamente como um programa de relacionamento comunitário ? Vocês podem ser mais objetivos ?
10- Vocês afirmam que a Fibria adotou um modelo de relacionamento com as comunidades onde:
"O modelo de engajamento foi desenvolvido a partir de uma abordagem sistemática que permite melhoria contínua, maior entendimento de quais são as questões críticas para as partes interessadas e uma melhor preparação da Empresa para a discussão destas questões e sua consideração no processo decisório."
11- Vocês afirmam no relacionamento com as comunidades específicas que:
"A Fibria tem apresentado, de forma proativa e a todas as partes interessadas, argumentos e propostas para essas questões, com o intuito de esclarecer fatos, dialogar e buscar soluções sustentáveis para esses desafios."

Resposta às perguntas 6, 7, 10 e 11:
Nos estados onde possui operação, a Fibria implantou um Modelo de Relacionamento, que contempla ferramentas denominadas Diálogo Operacional, Agenda Presencial, Engajamento e Encontros Comunitários, que são planejadas anualmente conforme as atividades operacionais florestais e a presença da empresa em determinadas comunidades.
O Diálogo Operacional consiste em diálogos diretos, sistematizados conforme procedimento próprio, nas comunidades impactadas pelas operações florestais programadas.
A Agenda Presencial é traduzida por uma postura permanente que proporciona a vivência da realidade local por meio da aproximação e presença constantes nas comunidades.
Resultados esperados para as comunidades:
» conhecer o manejo florestal e as práticas operacionais da empresa;
» conhecer e apontar potenciais impactos provocados pelas operações florestais;
» propor ações para minimizar os possíveis impactos negativos das operações;
» dialogar de forma direta e objetiva com a empresa, oportunizando esclarecimentos de dúvidas e trocas de informações de interesse comum;
» conhecer os canais de diálogo e comunicação com a empresa, e
» estreitar o relacionamento.
Resultados esperados para a Fibria:
» compreender e envolver as partes interessadas e suas preocupações em atividades e processos de tomada de decisão envolvendo as operações;
» identificar potenciais impactos não mapeados no planejamento das operações;
» reduzir riscos associados a possíveis problemas na comunidade que possam vir a afetar as operações de pré e pós corte da floresta, e de transporte da madeira;
» consensar ações para prevenir e tratar os impactos causados pelas operações;
» responder a questionamentos e receios em relação aos aspectos operacionais e à empresa como um todo;
» orientar e dar encaminhamento às demandas sociais que surgirem, identificando oportunidades de parceria e cooperação;
» estreitar o relacionamento entre empresa-comunidade visando manter a licença social para operar, e
» melhorar a comunicação empresa/comunidades/vizinhos.
O Engajamento se traduz em um relacionamento estruturado mais profundo, inclusivo e contínuo, que estabelece a Fibria como parceira do desenvolvimento local. Envolve o esforço da empresa para entender e envolver seus stakeholders no andamento de suas atividades e processos de decisão.
Os Encontros Comunitários são instrumentos de diálogo com lideranças e formadores de opinião em municípios de influência da empresa e têm como objetivo divulgar as ações da empresa destacando a geração de riquezas, divisas, renda, impostos, empregos, projetos socioambientais e outros assuntos de interesse coletivo, permitindo a troca de informações de interesse comum.
Com esse modelo a empresa busca evitar a adoção de soluções temporárias ou pontuais para as demandas das comunidades. Para isso há o estabelecimento prévio de um Plano do Engajamento focado na priorização de temas ou interesses das partes interessadas em relação à realidade e o contexto social ou do negócio. Nesse sentido, há o compromisso de longo prazo em executar, monitorar e adaptar constantemente o Plano de Engajamento.
A gestão do processo de relacionamento é feita pelo Comitê de Relacionamento Local, que é responsável pela escolha de um Grupo de Trabalho, aprovação do Plano de Engajamento e acompanhamento sistemático dos resultados da implementação do plano. Além disso, é responsável por assegurar que o Plano de Engajamento esteja em conformidade com a visão, a missão, os objetivos estratégicos, os orçamentos e políticas da empresa.
Os processos de engajamento em estágio mais avançado atualmente são os que envolvem as comunidades de Helvécia (Nova Viçosa, BA) e Caravelas, também na Bahia, implantados em 2006 e 2009, respectivamente.
Os oito depoimentos de membros das comunidades divulgados no Relatório de Sustentabilidade 2009 representam o esforço de incorporar ao documento e compartilhar com a sociedade algumas opiniões de comunidades com as quais
a Fibria se relaciona. Por questão de espaço, selecionamos lideranças comunitárias nas regiões onde a empresa está presente.

8- Na página 49 do relatório vocês falam sobre investimento social nas seguintes áreas:
Educação Contribuição para a formação e qualificação de trabalhadores Educação socioambiental Capacitação para o empreendedorismo Fortalecimento da cidadania Geração de trabalho e renda Contribuição para o aumento da renda familiar Contribuição para a empregabilidade Disseminação da cultura empreendedora com foco nas vocações locais
No entanto,não foi falado no relatório quanto foi investido. Então.. Pergunto.... Quanto foi investido $$$ ???. Vocês podem encaminhar essas informações ?

Resposta:
Os investimentos sociais (não inclui os ambientais) realizados em 2009, podem ser divididos em:
R$ 13.922.901,55 de investimento direto da Fibria; R$ 2.182.000,00 de investimentos do Instituto Votorantim em projetos da Fibria.
Esses dados podem ser encontrados no capítulo Principais resultados, na página 15 da versão completa em PDF.

9- Por que vocês inseriram o programa Jovem Aprendiz como projeto social se isto é uma requisito legal ? Algo que é obrigatório por lei fazer pode ser divulgado como uma iniciativa social da empresa ? Não seria o mesmo que se orgulhar por pagar os impostos em dia ?

Resposta:
A proposta do programa Jovem Aprendiz da Fibria é a de formar jovens para que possam ser encaminhados ao mercado de trabalho, através da Lei Federal nº 10.097 (Lei do Aprendiz), e contribuir além da formação profissional, com a formação desses jovens para a vida.
Não é obrigação legal da empresa investir neste projeto que prepara os jovens. A obrigação prevista em lei é a de contratar jovens para o cumprimento da cota (5% a 15%) e o investimento neste projeto não isenta a empresa disto.
Sendo assim, tal Programa não se limita ao financiamento da contratação de aprendizes para cumprimento da cota exigida por lei.

12- Vocês poderiam explicar melhor como são realizados o relacionamento com movimentos de luta pela terra?

Resposta:
Partindo de um histórico de conflito com os movimentos de luta pela terra nas empresas que a formaram, a Fibria nasceu mostrando sua intenção de dialogar e trabalhar de maneira a buscar entendimento e soluções para as principais interessadas, as famílias que vivem da terra.
A Fibria desenvolve o relacionamento com esses movimentos em 2 frentes:
a) Com comunidades e assentamentos já estabelecidos: No Rio Grande do Sul, a Empresa apoia programas de apicultura e fomento florestal com centenas de assentados, aumentando a diversidade de produtos e geração de renda. Por meio do do Programa “Floresta à Mesa”, caracterizado pela doação de sementes selecionadas de produtos agrícolas e assistência técnica completa (da produção a comercialização), dezenas de produtos agrícolas são produzidos junto às arvores. No norte do Espírito Santo e Sul da Bahia, juntamente com comunidades negras tradicionais, a Fibria desenvolve uma série de programas relacionados à produção agrícola. Cerca de 20 comunidades participam do “Programa de Desenvolvimento Rural Territorial Sustentado”, que visa incrementar, organizar e certificar produtos, agrícolas ou não, produzidos em áreas comunitárias e/ou da Fibria (em sistema de recuo ou produção integrada com florestas), além da adoção de infraestrutura necessária para essas produções, como a construção de poços artesianos, a formação de cooperativas, beneficiamento (farinheiras, por exemplo) e comercialização diferenciada.
b) Com o desenvolvimento de modelos de assentamentos sustentáveis: A Fibria, juntamente com o Governo da Bahia e a Esalq/USP, financia o “Projeto de Assentamentos com Agro-Floresta com Biodiversidade”, que tem por objetivo criar modelos de assentamentos rurais que sejam viáveis economicamente, que atendam às questões sociais envolvidas e que criem valor ambiental, através da preservação e aproveitamento sustentável de recursos naturais.

Não ficou claro o quanto foi investido no projeto de educação ambiental. Vocês poderiam divulgar esta informação?

Resposta:
Investimento em educação socioambiental (2009):
Área
Investimento
Projeto
Meio Ambiente Industrial
R$ 800.000,00
Núcleos de Educação Ambiental
Meio Ambiente Florestal
R$ 280.000,00
Jornaleco
R$ 148.184,30
Diversos
R$ 1.660.373,10
Núcleos de Educação Ambiental e Programa de Educação Ambiental
Total
R$ 2.888.557,40

13- Existe previsão para que as compras de fornecedores saia da região do estado de SP e vá para o Nordeste ?

Resposta:
Considerando que os estados de SP, MS, ES/BA são os estados onde possui operações, a Fibria manterá seu foco no aumento da participação de fornecedores locais por meio de programas específicos, como o Programa Integrado de Desenvolvimento de Fornecedores (Prodfor), criado em 1997 com o objetivo de qualificar e desenvolver os fornecedores no Estado do Espírito Santo e o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF-Avançado), desenvolvido em Três Lagoas (MS).

14- Existe previsão para aumentar a empregabilidade de pessoas da comunidade local, principalmente no Nordeste ?

Resposta:
A Fibria possui, preponderantemente, as suas operações no Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Nessas regiões, a empresa desenvolve ou apoia programas para a formação de profissionais na própria localidade. Como exemplo recente, há a geração de cerca de 250 empregos diretos na Bahia, com a instalação da Unidade de Produção de Mudas de Helvécia (Nova Viçosa, BA).

15- Em 2009 houve mais demissões que admissões. Isto foi revertido em 2010 ?

Resposta:
Sim, a empresa aumentou o seu quadro de empregados próprios em torno de 200 pessoas entre 2009 e 2010.

16- Por que a pesquisa de clima organizacional parou em 2007 se o relatório é de 2009 ?

Resposta:
Como prática das empresas Aracruz e VCP, que deram origem à Fibria, a Pesquisa de Clima Organizacional era realizada a cada dois anos. Devido ao cenário de 2009, marcado por ações e alinhamentos relacionados ao processo de fusão das duas empresas, a decisão foi de realizar a primeira Pesquisa de Opinião Fibria no ano de 2010. Sendo assim, no período de 18 a 29 de outubro do último ano, todos os empregados próprios da empresa foram convidados a participar da primeira pesquisa de clima organizacional da Fibria.

17- Por que o investimento por pessoa caiu tanto de 2008 para 2009 ? Isto foi revertido em 2010 ?

Resposta:
O ano de 2009 foi marcado por dois fatores que vieram a refletir nas oportunidades de treinamento oferecidas pela empresa: a crise econômica, iniciada no final de 2008, e a fusão que levou à reestruturação organizacional. A crise levou as empresas a adotarem medidas de contenção de custos, dentre elas a redução dos treinamentos externos oferecidos aos empregados. Utilizar nossos recursos internos foi a maneira encontrada para mantermos atividades para o desenvolvimento de pessoas. Intensificamos a participação na Academia Votorantim e a utilização de treinamentos on-line. Em 2010, houve a retomada dos investimentos na área de Treinamento e Desenvolvimento. Como exemplos, temos o lançamento do Programa de Bolsa de Estudos e Idiomas que, em seu primeiro ano, contemplou 392 empregados, sendo 279 em bolsa de estudo (R$ 837.522,31) e 113 em idiomas (R$ 191.493,00), e, também, a realização de 2 turmas do curso de Especialização em Celulose e Papel, realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e destinado a 62 empregados, a um custo aproximado de R$7.000,00 por empregado.

18- Como a empresa avalia as condições de trabalho dos trabalhadores das empresas fornecedoras de madeira?

Resposta:
Todos os contratos firmados com fornecedores e demais parceiros de negócios são acompanhados do Código de Conduta da Fibria ou fazem menção ao mesmo, o que reforça a proibição de qualquer prática discriminatória ou em desacordo com a legislação vigente. O documento traz ainda cláusula específica sobre a proteção ao trabalho, rejeitando o trabalho escravo e infantil e exigindo que sejam cumpridas as legislações trabalhistas e previdenciárias, além de observações aos diretos humanos.
As empresas fornecedoras de madeira são produtores rurais homologados pela Fibria, que trabalham sujeitos às normas das leis trabalhistas aplicáveis a essa
atividade. Esses fornecedores são avaliados conforme a certificação da Cadeia de Custódia (rastreabilidade do manejo florestal e da produção) do FSC e do Cerflor/PEFC e auditados periodicamente pela Fibria e por auditores externos para certificar de que as normas estão sendo cumpridas. Dessa maneira, a empresa espera assegurar as condições de trabalho mais adequadas aos trabalhadores de seus fornecedores de madeira.

19- Por que no item Total de investimentos e gastos em proteção ambiental (GRI EN30) não foi contabilizado os investimentos de Três Lagoas e de Aracruz ?

Resposta:
A Fibria foi formada em setembro de 2009, e, desde então, vem buscando consolidar a integração de suas operações. Na ocasião da produção do Relatório de Sustentabilidade 2009, não havia uma metodologia estabelecida para agrupar todas as informações sobre os investimentos e gastos com proteção ambiental – que envolvem diferentes áreas, como o monitoramento e controle de pragas e doenças e o combate a incêndios, entre outros – de forma a atender às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Para o próximo relatório, estamos trabalhando nisso.

20- Por que a captação de água de Aracruz subiu de Aracruz 84.643.200 para 108.394.560 m3 ?

Resposta:
Em função de maior tempo de estiagem e baixa recarga dos aquíferos, foi necessária uma maior captação para reserva de água nos sistemas de barragens que alimentam a fábrica. Apesar disso, os valores específicos (m3/tonelada de celulose produzida) para consumo de água foram praticamente iguais: 36,6 m3/t, em 2008 e 36,1 m3/t, em 2009.

21- Por que a tabela de NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas, por tipo e peso (GRI EN20) está totalmente incompleta e não apresenta nenhum dado ?

Resposta:
As emissões diretas são reportadas em todos os casos de NOx e SOx. Embora a empresa não mensure as emissões indiretas, que não são um requisito legal, a Fibria vem buscando estimular seus fornecedores a participarem do Carbon Disclosure Project (CDP) Supply Chain, iniciativa internacional que contribui para a melhoria na gestão ambiental relacionada às mudanças climáticas. As fábricas de celulose e papel não são fontes significativas de POPs, VOCs e HAPs. A legislação brasileira define para fontes fixas valores atribuídos para NOx e SOx.

Fibria - Fevereiro de 2011